A TAÇA

                                    
                        TAÇA CONCELHO DE PALMELA                           
Um pouco de história

Desde a época de 1952/53 que o Clube Desportivo Pinhalnovense deixara de participar em provas oficiais, organizadas pela Associação de Futebol de Setúbal.

Foto de Abilio Neves
Nessa época, que marcaria a paragem do Clube, haviam sido inscritos como jogadores seniores, apenas doze elementos;  Miguel Rafael de Campos, Francisco dos Santos Cruz, Amadeu da Silva Roque, Barão José Primo, José Fernandes Cebola, João Augusto Barão, Álvaro Rafael de Campos, Serafim Cristóvão de Jesus, António Guerreiro Rafael, Salustiano de Jesus Duarte, António Manuel João e José Frederico Alhinho dos Santos.
(Como nessa época também foram inscritos Juniores, é provável que alguns ajudassem o minguado grupo de Seniores).
       
 No início da década de 50, 'nasceram' dois clubes populares que tiveram pouco tempo de vida, «Os Vencedores» e «Os Leais».
Entretanto, as condições financeiras do Clube Desportivo Pinhalnovense não eram suficientes para que as suas participações no campeonato distrital continuassem.
Devido ao afastamento do Clube Desportivo dos campeonatos de futebol, deu-se o aparecimento de diversos clubes populares que, durante esse interregno do Pinhalnovense, foram preenchendo os domingos futebolísticos dos adeptos do futebol aqui na nossa terra. Foram esses clubes;
 «Académica», «Juventude», «Real» e «Botafogo» .


Em jogos de índole particular, as camisolas do Pinhalnovense iam aparecendo, envergadas por elementos que se juntavam ao domingo para as suas jogatanas futebolísticas, por vezes em deslocações para fora da terra.

Às dificuldades que o clube atravessou nessa década de 50, é obrigatório juntar o que viria a acontecer a partir de 1956, com a exigência por parte da Câmara Municipal de Palmela para que fosse suspenso o aluguer que a mesma Câmara havia firmado, alugando um terreno para a construção de um campo para futebol em Pinhal Novo. (O clube existente em Pinhal Novo nessa data, chamava-se União Foot-ball Club).
A reunião da Câmara aconteceu em  11 de Julho de 1945, tendo os elementos camarários tomado conhecimento do ofício número 50 de 20 de Junho anterior, onde o presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo encabeçava uma subscrição para a obtenção de terreno para um campo de futebol.
Parte da acta:
(…)” do Presidente da Junta de Freguesia  de Pinhal Novo, remetendo uma exposição subscrita por alguns proprietários e comerciantes daquela localidade, a qual traduz a vontade de todos os habitantes daquela freguesia, acerca da cedência do campo de Foot-ball, que pretendem criar e a construir no terreno do Bairro Santos Jorge em Pinhal Novo; considerando a pretensão absolutamente justa; a câmara delibera por unanimidade, ceder por arrendamento, uma faixa de terreno… pela renda anual de vinte escudos. Mais delibera  que este arrendamento seja feito pelo prazo de trinta anos” (…).
(O contracto só terminaria em 1975!)

As exigências da Câmara para terminar o aluguer, datam desse ano de 1956, mais precisamente de 24 de Julho, quando a Câmara, através do ofício nº 760, informa o Clube Desportivo Pinhalnovense:
(…) que o recebimento da renda do campo de jogos, se encontra suspenso em virtude de consulta feita superiormente.

Entenda-se como consulta feita superiormente, um despacho da Direcção Geral de Administração Política e Civil do Ministério do Interior. Tudo estava complicadíssimo.


Uma equipa do Pinhalnovense, no campo Santos Jorge, nos finais da década de 1950, preparada para disputar um jogo particular.



De pé: Carlos Reis, Victor Brinca, Manuel Oliveira, Carlos Carolino, José Godinho e Américo Rocha.
De cócoras: Armando Campos, Luís Bórgia, Vadinho, Augusto Pimenta e Amaro Neto.

Década de 60.
Quando a década de 60 chegou, encontrou o Clube Desportivo com todos estes problemas e as conjunturas para continuar, pareciam não ser muitas. No entanto, algumas condições essenciais para a prática do futebol, haviam melhorado.
No plano directivo as coisas tornaram-se mais consistentes e também no campo de recrutamento de futebolistas havia mais por onde escolher, existia um aumento substancial, quer em quantidade e qualidade.

O Torneio
Depois de terminarem as provas distritais, organizadas pela Associação de Futebol de Setúbal respeitantes à época de 1961/62 e, no espaço de tempo que mediou entre o final e o começo da nova época, (o chamado defeso) o Palmelense, na altura o mais representativo clube do Concelho, pensando na manutenção dos seus jogadores e  na melhoria da equipa para a nova época, organizou um torneio de futebol.
No Jornal «A Voz de Palmela» de 1 de Junho de 1962, na 2ª página, está uma notícia que dá nota da organização de um torneio de futebol com o respectivo regulamento assim como a referência aos clubes que irão participar.
Regulamento da prova
1) - O Torneio será disputado em duas voltas.
2) - A uma vitória corresponderá a marcação de 3 pontos, a um empate serão atribuídos 2 pontos e, em caso de falta de comparência, corresponderá a pontuação 0.
3) - Todos os jogos terão início às 16 horas.

Troféus do Torneio
Ao vencedor, será atribuída a Taça Concelho de Palmela.
Ao 2º classificado a taça Cervejaria Canoa.
A cerimónia de entrega de troféus poderá efectuar-se no domingo seguinte ao encerramento do torneio.

Participaram no torneio:Palmelense, Quintajense, Botafogo  e Clube Desportivo Pinhalnovense.


O torneio teve início no dia 3 de Junho de 1962, e no primeiro jogo o Pinhalnovense defrontou o Palmelense no campo Santos Jorge.
No final do torneio, o Pinhalnovense classificou-se na primeira posição, tendo a Taça sido entregue no domingo seguinte depois do final do torneio, e após o Pinhalnovense ter defrontado nesse jogo de consagração, uma selecção formada por elementos das três outras equipas.

        A equipa do Clube Desportivo Pinhalnovense, vencedora do Torneio.

                             

De pé: David Carapeto, Manuel Dias, Marcelino Tapadinhas, Hélder Maurício, Carlos Reis, Daniel Teixeira, João de Oliveira, Ribeiro e António Silva.
De cócoras: Victor Brinca, Hélder Tadeu, Amaro Neto, Manuel Lage, Silvino e Brinca.

No ano de 1962, a 23 de Janeiro havia tomado posse uma nova direcção no Clube Desportivo composta por; Carlos Alberto Reis (presidente), António Manuel Ribeiro (vice-presidente), João António Marreiros Nobre (1º secretário), Romão dos Santos Curado (2º secretário), António Silva (tesoureiro), e como vogais, José Artur Cardoso, David Carapeto e António Urbano.

Pensando no futuro, porque não?
Se o Clube Desportivo Pinhalnovense, podia derrotar adversários que disputavam campeonatos distritais, então porque não tentar regularizar as contas com a Associação e inscrever uma equipa de seniores nos campeonatos.
Muito provavelmente esta ideia passou a fazer parte dos planos das direcções seguintes, e o sonho seria concretizado alguns anos depois.

Parece ser óbvio concluir que este troféu, para além do simbolismo do seu nome, (Taça Concelho de Palmela), e talvez por isso mesmo, serviu como incentivo ao reacender a esperança de ter em Pinhal Novo um Clube de futebol que condignamente representasse a terra.
Aos homens que estiveram na frente desse projecto, se deve tudo aquilo que o Clube hoje representa.

Na época de 1965/66, a direcção pôde inscrever uma equipa de seniores na Associação de Futebol de Setúbal, para disputar o campeonato da 2ª divisão distrital.

A composição das Direcções nos anos de 1965 e 1966

1965 – Manuel Jacob dos Santos - Henrique dos Santos Balseiro - José dos Santos Lourenço - João António Marreiros Nobre - Manuel Guímaro de Matos - Manuel Galante dos Santos - António Graça Jorge - Henrique José - Manuel Francisco Curado - Victor Manuel Guerreiro Margarido.
1966 – José dos Santos Félix - José Frederico Alhinho dos Santos - José Belo Farto - Manuel Francisco Curado - Manuel Guímaro de Matos - José dos Santos Lourenço - Manuel Antunes Coelho - José Maria Brás - Henrique Balseiro - Victor Manuel Guerreiro Margarido. 

Em jeito de lembrança:
Neste ano de 2015, passam 50 anos desde que foram feitas as inscricões de jogadores para disputa do campeonato de séniores da 2ªdivisão da Associação de Futebol de Setúbal.

                                                                                                                                          José Manuel Cebola, Julho de 2015


Sem comentários:

Enviar um comentário