O CANTADOR DE SETÚBAL




A colaboração de o Calafate, a um dos concorrentes às eleições pelo círculo de Setúbal, no ano de 1892.


Aproximava-se do seu final o ano de 1892.
A 23 de Outubro desse ano iriam acontecer eleições para o círculo de Setúbal.
Pinhal Novo apesar da sua idade já tinha algum peso que justificasse a vinda dos candidatos até aqui para poderem fazer a sua propaganda eleitoral.
Nesse acto de 23 de Outubro, eram concorrentes pelo circulo de Setúbal, António José Baptista, um quase desconhecido que tinha escolhido para viver a cidade de Setúbal (onde viria a ser presidente da Câmara), e que havia nascido lá para as bandas de Pussos de Alvaiázere, mais precisamente na freguesia de Aveleira, em Setembro de 1854. Segundo os seus cronistas, seria pessoa de cabedais a quem a paixão pela política nasceu por volta de 1890.
No dia 9 de Outubro António Baptista que era apoiado pelo Partido progressista e alguns republicanos, juntamente com alguns correlegionários, deslocou-se a Pinhal Novo para assistir à missa e fazer a suas promessas eleitorais.
O seu adversário político, Jaime Artur da Costa Pinto, o outro  candidato  monárquicos às eleições de 23 de Outubro pelo círculo de Setúbal, havia sido proposto pelo Governo, com o apoio do Partido Regenerador e era protegido de José Maria dos Santos. No domingo seguinte apareceu também em Pinhal Novo e repetiu as promessas que o Baptista havia feito.
Só que… quem assinou essa acta de promessa foi José Maria dos Santos. Que aliás, serve hoje para desmascarar certa atitude tomada em tribunal por António dos Santos Jorge. 

António José Baptista, contou com a colaboração de António Maria Eusébio, conhecido por «O Cantador de Setúbal», na sua campanha.


Esta ligação de «O Calafate» a Pinhal Novo, decorreu da necessidade por parte de António José Baptista que imaginava obter bons resultados políticos, ajudado pelo popular fazedor de cantigas brejeiras e que construiu algumas dedicadas a Pinhal Novo, nessa época de eleições. 
Estes versos eram e são 'cantigas' (décimas a mote) e que nessa altura empolgaram as pessoas deste nosso sítio.

Embora já estivesse  em actividade desde 2 de Fevereiro de 1874, a capela de São José de Pinhal Novo tinha muito por concluir (a sacristia, as casa laterais, o alpendre etc.) as promessa dos candidatos incidiam nestes pontos e o Calafate seguiu o mesmo caminho, pondo o dedo nas obras inacabadas.



Do livro,de António Maria Eusébio (o Calafate) «Versos do Cantador de Setúbal», edi. 2008.

As eleições realizadas em 23 de Outubro, foram marcadas por polémica, por causa da "chapelada" ocorrida em Alcácer do sal. (ver, de Maria da Conceição Quintas«Setúbal nos finais do século XIX»,
Lisboa Editorial Caminho 1993 pp. 173 ss.)
Realizadas as eleições no dia 23 António José Baptista venceu no concelho de Setúbal por 681 votos tendo ganho na cidade por 845, mas veio a perder o círculo graças à votação de Alcácer do Sal, feudo de José Maria dos Santos,onde o candidato governamental conseguiu 1055 votos, contra 126 de António José Baptista,,,,



Breves notas sobre  António Maria Eusébio.


Nasceu em Setúbal e foi baptizado a 15 de Dezembro de 1819 e aí faleceu em 22 de Novembro de 1911.
Não sabia ler mas improvisava facilmente. 
Era conhecido por calafate, porque era esse o seu trabalho de calafetar barcos.
Nessa profissão trabalhou  enquanto pôde. Quando as forças não lhe permitiram que continuasse a sua labuta, amigos fizeram publicar os seus versos que vendia pelas diversas terras aqui do seu distrito; Azeitão, Palmela, Alcácer do Sal, etc.

(Ao dr. Rogério Peres Claro, bisneto de António Maria Eusébio, quero deixar o meu agradecimento pela disponibilidade com que me ajudou, ao falar do seu bisavô). 
JoséCebola

4 comentários:

  1. Aprecio o seu trabalho de investigação.
    Sou sobrinho neto de Rogério Peres Claro e ando por aqui a ver se encontro referências a Salomāo Correia que terá deitado a primeira pedra do coreto e que teria registado na escola primária o filho, Saúl José Correia, o meu pai.
    É assim ?
    Obrigado :)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. José da Costa ou José Augusto da Costa Xavier mais precisamente.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar