ATLÉTICO CLUB PINHALNOVENSE

Atlético Club Pinhalnovense 
1 de Janeiro de 1939


Por volta do ano de 1938, altura em que Pinhal Novo passa a contar com uma nova estação de Caminhos-de-ferro, um viaduto que permitiu que se fechasse ao trânsito rodoviário a passagem de nível junto à moagem.Por esses tempos, já tinham sido fundados e também já haviam terminado a sua aventura, alguns clubes desportivos.
O primeiro, fundado em 1910, «União Foot-Ball Pinhalnovense» estava “adormecido”. O segundo de nome Grupo Recreio e Sport «Os Leões» fundado em 1 de Maio de 1923, conhecido como o clube dos “Lopes”também já se fora. Um terceiro clube, formado provavelmente no início da década de 30, de nome «O Independente», que para além de futebol, terá tido uma secção de ciclismo, também não durou muito, e em 1938 já não existia.
É neste quase deserto de agremiações desportivas, que vai surgir um novo clube de futebol.
A fotografia que se encontra nesta página, não sendo a composição da equipa que esteve convocada em 28 de Dezembro de 1938, para o jogo de inauguração, a realizar em 1 de Janeiro de 1939, somente difere em três ou quatro elementos. Gostaríamos de arriscar que a data desta foto será do ano de 1939.

Atlético Club Pinhalnovense  
 De pé - Antó. Fialho, Ant. Macau, Zé Monteiro, Cravinho, Zé Luís, Zé da Nouca, Vitorino e Faustino.
De cócoras -  Amadeu Roque, Joaquim Campos,Olímpio, Luís Galambas e Luís Cordas.

*** 
Livro de actas do Atlético, de que se mostra o Termo de Abertura. 
Destina-se este livro, ao registo das actas da direcção do Atlético Clube Pinhalnovense.
Pinhal Novo, 31 de Dezembro de 1938”.
      O presidente da assembleia-geral,
               Alípio Almeida Proença.

É curioso constatar que a assinatura em 31 de Dezembro de 1938, é posterior à data da primeirareunião, ocorrida em 7 de Dezembro de 1938.  
Tudo começou assim:
Numa quarta-feira, dia 7 de Dezembro de 1938, em Pinhal Novo ás nove horas da noite na casa do chefe da estação, senhor António Rui Gomes, juntaram-se alguns cidadãos, com a finalidade de tratarem da fundação de um clube de futebol.
Os elementos que se reuniram, foram os seguintes:
Álvaro José da Costa Tavares, Francisco Bento, Máximo Ferreira da Costa, Emílio Xavier Simões, João Fialho e António Rui Gomes.
Depois de alguns argumentos esgrimidos pelos presentes, todos concordaram com o nome a dar ao novo clube, Atlético Club Pinhalnovense.
Ficaram incumbidos de elaborar os estatutos para o novo clube, Álvaro José Tavares, Máximo Ferreira da Costa e António Rui Gomes.
Foram depois discutidas as condições financeiras necessárias para a orgânica do clube.
Álvaro da Costa Tavares, alvitrou que se contraísse um empréstimo, para se levar por diante tão grande empreendimento.
Essa proposta foi aceite pelos presentes.
Depois desta reunião, foi consultada a firma comercial, «José da Costa Xavier, Sucessores». Esta firma colocou à disposição dos elementos fundadores do clube a importância de 1000$00 (mil escudos). Também entraram com um empréstimo de cinquenta escudos cada, os elementos; Álvaro José da Costa Tavares, Francisco Bento, Máximo Ferreira da Costa, Emílio Xavier Simões, José da Silva Lopes, José Fialho da Costa e António Rui Gomes.
Esta comissão para criação do Atlético, com o fim de angariar sócios, decidiu enviar uma circular juntamente com uma proposta a um elevado número de habitantes da terra.
Em reunião realizada no dia 15 de Janeiro de 1939,
a comissão organizadora do Clube apreciou os estatutos, tendo sido os mesmos aprovados, e também foi resolvido submetê-los à apreciação da autoridade competente.
Continuando com a reunião, achou-se ser de absoluta necessidade encontrar uma casa que se pudesse adaptar para sede do clube. Sobre este assunto, o senhor João Fialho, alvitrou o aluguer de uma casa do senhor Augusto dos Santos Brinca, que se encontrava vaga.
Quem ficou com a missão de resolver este assunto foi o senhor Francisco Bento, que contratou o aluguer da casa do senhor Brinca, pelo preço mensal de 50$00 (cinquenta escudos).

O jogo de inauguração
Com data de 28 de Dezembro de 1938 e assinado por Álvaro Tavares, aparece o seguinte:
Convocação
“Realizando-se no próximo 1 de Janeiro de 1939, a inauguração oficial do nosso Grupo Desportivo com um desafio de FUTEBOL entre a nossa categoria principal e um Grupo visitante, para o efeito convidado; são convocados os seguintes jogadores”:
A. Macau – A. Fialho – J. Nouca – José Luiz – Fradique Lage – J. Monteirto – M.Capareira – Joaquim Campos – Olímpio – Luíz Galambas – Ferrer Galambas.
Suplentes: Amadeu e Gaiolas.
Devendo a sua apresentação efectuar-se na sede pelas 13,30 horas.
Pela direcção – Álvaro Tavares

Encontramos uma data para a fundação do clube, 1de Janeiro de 1939.
Em 12 de Janeiro, reuniu-se na sede do novo clube, a comissão composta por Álvaro José da Costa Tavares, Emílio Xavier Simões, Francisco Bento, e Máximo Ferreira da Costa.
Foi decidido agregar a esta comissão, que seria administrativa até que uma direcção fosse eleita em assembleia, os senhores António Mestre e José da Costa Fialho.
Álvaro da Costa Tavares, informou que os estatutos já se encontravam devidamente aprovados no Governo Civil. O tesoureiro da comissão, tinha feito entrega ao senhor Alípio Proença da quantia de cento e oitenta escudos, para pagamento das despesas com os estatutos, mas o dinheiro não chegou, sendo necessário mais setenta e três escudos que serão entregues na próxima reunião.
Foram depois aprovados para sócios ordinários os seguintes senhores:
Manuel Fulgêncio, Vitorino dos Santos Simplício, Casimiro Gomes Marques, José Augusto Primo e José Vinagre.
Foi referida pelo senhor Máximo Costa, a questão dos treinos dos jogadores de futebol, ficando resolvido que o mesmo senhor se encarregaria de tratar do assunto com o conhecido internacional, Francisco Silva. Esta abordagem, ia no sentido de aproveitar o oferecimento do referido internacional.
Nesta reunião foi também tomado conhecimento da retirada de Pinhal Novo do senhor António Rui Gomes, que devido ao desempenho da sua profissão, foi destacado para chefe de estação de Arraiolos. Atendendo a que António Gomes, foi um dos principais colaboradores na organização do Atlético Clube, foi resolvido exarar na acta da reunião, um voto de louvor e agradecimento à sua pessoa, única forma que os componentes desta comissão encontram para lhe testemunhar todo o seu reconhecimento.
A comissão, discutiu a possibilidade de levar a efeito um baile na sala da Sociedade Mercantil.
(Sala, no 1º andar, do edifício que até há algum tempo atrás serviu de sede social ao Clube Desportivo Pinhalnovense. Na data não tinha as três divisões, que foram colocadas quando o 1º andar serviu para dar aulas das classes primárias. A cedência da sala foi pedida pelo senhor José Augusto, tendo a data provisória do referido baile, ficado aprazada para o próximo dia 12 de Fevereiro.
Os senhores Álvaro Tavares e Máximo Costa, ficaram com a missão de contactarem as duas colectividades desta terra, (Sociedade Filarmónica União Agrícola e Sociedade Recreativa Literária e Musical) para solicitarem que no dia aprazado para o dito baile, as mesmas colectividades não organizassem qualquer evento. Este pedido seria confirmado por ofício, aproveitando-se o mesmo, para solicitar o empréstimo a cada uma das colectividades de cinquenta cadeiras.
O senhor Emílio Simões, abordou o assunto da vedação do campo de jogos, mas por falta de tempo, e porque o mais importante a tratar era mesmo o baile, ficou o problema para uma próxima oportunidade.
Ficou decidido que os treinos de futebol teriam início no próximo domingo, (15 de Fevereiro) sendo treinador obsequioso, o senhor Francisco Silva.
Ficou acordado, que se pagaria a deslocação de Setúbal a Pinhal Novo e vice-versa, não sendo superior a 6$00 (seis escudos).
Também ficou combinado que seria inaugurado no dia do baile, o pavilhão do Clube, pelo que os senhores Álvaro Tavares, Emílio Simões e Francisco Bento se encarregaram do assunto.
Em reunião de 2 de Fevereiro, foi aprovado oferecer condições de deslocação aos clubes de futebol que se prontificassem a deslocar-se a Pinhal Novo, para defrontar o Atlético.
Nesta reunião foram aprovados para sócios contribuintes, os senhores José Rafael de Campos, Manuel Monteiro Feijão Júnior e Manuel Bórgia.

O baile realizou-se como previsto
No jornal «Os Sports» editado em Lisboa, com data de 15 de Fevereiro de 1939, é dada notícia dessa festa que comemora a fundação do clube, que como já vimos antes, foi inaugurado em 1 de Janeiro de 1939. Terá sido natural que as festas se tenham prolongado com a inclusão de um baile, realizado no domingo, 12 de Fevereiro.

Jornal «Os Sports»

PINHAL NOVO
Atlético Club Pinhalnovense
FEVEREIRO, 15 – “Comemorando a fundação deste clube, efectuou-se, no dia 12 do corrente, um baile que decorreu animadamente. A direcção do clube agradece reconhecida, por intermédio de «Os Sports» a colaboração que todos lhe prestaram, distinguindo sem melindre, os senhores doutor Sousa Martins e José Augusto Parreira; as sociedades recreativas da localidade, a firma comercial Sociedade Mercantil pela cedência do seu magnifico salão, e a comissão feminina do clube, composta pelas senhoras D. Rosa Simplício, Irene Dulce, Berenice Lopes Galambas e Maria de Lourdes.
Antes do baile houve uma festa de confraternização entre os convidados, tendo pronunciado discursos alusivos à fundação do Clube e sua finalidade, os senhores Álvaro Tavares, presidente e Emílio Xavier Simões, vice-presidente, Serrão Mora, António Rui Gomes, chefe de estação de Arraiolos, e que se deslocou propositadamente para tomar parte na festa. Por último, falou o correspondente do nosso jornal, enaltecendo as qualidades de trabalho dos dirigentes do clube e agradecendo sensibilizadas as amáveis referências feitas por todos a «Os Sports».
No campo de jogos e fazendo parte da festa, disputou-se um desafio de futebol entre infantis da localidade e de Rio Frio, o qual terminou com a vitória dos pinhalnovenses por 3 – 0”.

O balancete do baile
A comissão feminina conseguiu uma receita de 518$45, com vendas de bufete, leilões e vendas de barretes. Nas despesas, está incluída uma verba de 30$00, referente ao transporte dos elementos do “jazz” em táxi. No final, houve um saldo positivo de 314$45.
Acta nº 1 com data de 7 de Dez. 1938

Tudo parecia indicar que este clube começava muito bem, e teria fôlego para ir longe.
Não sabemos quando deixou de existir, mas não terá sobrevivido durante muito tempo. O livro de actas só tem sete páginas preenchidas, que correspondem à descrição de cinco actas a última das quais tem a data de 2 de Fevereiro de 1939. O último documento emanado do Atlético  com data de 23 Maio de 1939 é dirigido ao União Foot-ball Moitense onde comunicam que "contra a nossa vontade nos é inpossível aceitar o vosso convite para o próximo domingo 28".
Nesse ano de 1939, estava a “recomeçar” embora não oficialmente, o União Pinhalnovense, e poderá ter estado aí uma razão para o desaparecimento prematuro do Atlético.

*********


  JoséManuelCebolaDezembro 2017

                                                                                                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário