MANUEL PAULO DE SOUSA MARTINS





Manuel Paulo de Sousa Martins (1898-1952)

Médico

Decorria o ano de 1927, e a Comissão Administrativa da Câmara de Palmela que ficou à frente dos destinos do Concelho  após a restauração  ocorrida em Novembro de 1926, contava nos seus quadros com um vogal natural de Pinhal Novo de nome João Augusto Baltazar Parreira, que foi designado para a incumbência de "encontrar" um médico para servir a população de Pinhal Novo.

Reunida em sessão de Câmara, no mês de Março, a Comissão Administrativa tomou conhecimento do resultado do trabalho do vogal João Augusto Parreira e aceitou a escolha, conforme se encontra na acta da décima sessão ordinária da Comissão Administrativa Municipal, realizada às dezasseis horas do dia trinta e um de Março de mil novecentos  vinte e sete. (31 de Março de 1927).

 (...)" O vogal senhor Parreira declara ter já dado começo aos trabalhos de preparação do caminho da Cascalheira à Lagoinha(...). Declara mais, que de harmonia com a autorização que a Câmara lhe deu, provisóriamente fechou contracto com o senhor doutor Manuel Paulo de Sousa Martins para médico residente no Pinhal Novo com a obrigação de fazer uma visita semanal ao Poceirão afim de ali dar consultas. Ajustou o preço de (700$00) setecentos escudos que foi o mais barato que conseguiu".
"O senhor Presidente diz achar cara a  mensalidade; mas, não tendo podido ser por menos tinha a Câmara de conformar-se". (...)

A Comissão Administrativa da Câmara era composta por:
Presidente- Joaquim José de Carvalho
Vogais- Manuel Machado d'Oliveira, Joaquim Maria da Silva Settra e João Augusto Baltazar Parreira.


Requerimento para Facultativo Municipal

Em 5 de Setembro de 1927, o doutor Manuel Paulo fez entrega do seu requerimento, que foi deferido por Joaquim José  de Carvalho.
Nesse  requerimento,   explicita o doutor, que deseja concorrer ao lugar de facultativo municipal no sítio de Pinhal Novo, para o que junta diversos documentos, um dos quais,  o Certificado que confirma o seu doutoramento na Faculdade de Medicina do Porto em 15 de Junho de 1925 onde obteve  a qualificação de Bom, com catorze valores.



Manuel Paulo de Sousa Martins nasceu a 2 de Setembro do ano de 1898, na cidade de Miranda do Douro, sendo filho de Diocleciano Augusto Martins, tenente da guarda fiscal e de Maria Cândida de Carvalho Sousa Martins.

Esteve cerca de 18 anos em Pinhal Novo a exercer medicina entre 1927 e meados da década de 1940, altura em que foi viver para Lisboa.

Alguns anos após a sua saída de Pinhal Novo era normal ouvir contar que  tinha sido médico de muito mérito, sendo-lhe reconhecida a sua grande generosidade, porque nem cobrava a consulta aos doentes!

Pelo fragmento da acta da Câmara de Palmela de Março de 1927, é legítimo acreditar que o doutor ganharia mensalmente a quantia de setecentos escudos (700$00) para desempenhar a função de médico residente em Pinhal Novo e fazer uma visita semanal ao lugar de Poceirão.


Sobre esta generosidade do doutor, deixou-nos Samuel da Costa Xavier a seguinte quadra;

No campo da medicina
Um homem bom imperava
O doutor Sousa Martins
Que nem consultas cobrava

*
A  participação do doutor Sousa Martins na Sociedade Filarmónica União Agrícola

No ano de 1930, os dois elementos responsáveis pela secção de teatro da Sociedade, António Borralho e Luís Faria devido a outras ocupações que desempenhavam no seio da colectividade deixaram a secção e para os seus lugares foram convidados,  Manuel Godinho de Matos e Manuel de Sousa Martins para assumirem a responsabilidade de dirigirem  o grupo cénico, cargo que aceitaram.
O doutor Manuel Paulo seria  Presidente da assembleia-geral da Sociedade Filarmónica União Agrícola (SFUA) no ano de 1932 e em 1934 foi vice-presidente da direcção.

Em 1932 a SFUA prestou homenagem ao homem de teatro e distinto médico.

Pode ler-se na acta da direcção da SFUA de 12 de Maio de 1932;

 "Regista esta Direcção com grande prazer o brilhantismo que resultou da festa de homenagem levada a efeito no dia 8 do corrente em honra do Exmo. Doutor Manuel Paulo de Sousa Martins, distinto cínico, nesta localidade e consócio desta Agremiação. presidiram à sessão os consórcios, Exc. senhores Rogério Themudo digníssimo tenente aviador, José Vicente Lopes dos Santos, inspector dos Caminhos de Ferro e Frederico Silva, industrial. Usando da palavra os Exmos. senhores, Joaquim Waldemar da Fonseca, Manuel Godinho de Matos e Alberto Braga, os quais em palavras calorosas e repassadas de brilhantismo, transmitiram ao auditório quem era o Exmo. Doutor Sousa Martins"(...)
Durante a homenagem, foi descerrada uma fotografia do doutor.


Nos arquivos da Torre do Tombo, encontra-se um exemplar da peça de teatro «D'aqui não levas nada» da autoria de César Máximo e  Manuel Paulo de Sousa Martins, que possivelmente foi representada em Palmela, na Sociedade Humanitária no ano de 1936. O carimbo da Inspecção Geral dos Espectáculos tem a data de 29 de Agosto de 1936.



Festas do Duplo Centenário no concelho de Palmela 

No ano de 1940, realizaram-se as comemorações do duplo centenário, que  no concelho de Palmela contaram com uma sessão solene  no Salão Nobre dos Paços do Concelho no dia 2 de Junho.
Entre os muitos presentes, um deles iria  ter papel de destaque nessas comemorações.

Chamava-se Manuel Paulo de Sousa Martins era médico em Pinhal Novo e  Presidente da Comissão das Festas Centenárias para o concelho, sendo elemento do 3º Terço da Legião Portuguesa de Palmela.

As comemorações continuaram  no dia 4 de Junho, com alvorada no castelo e salva de 21 tiros, às 6,30 horas e às 12 horas com o hastear da Bandeira de D. Afonso Henriques na Torre de Menagem do Castelo,(...)
A esta cerimónia assistirá sua Exa. o senhor Governador Civil. - Este acto é abrilhantado pelas duas Filarmónicas de Palmela e ainda  pelas de Quinta do Anjo e Pinhal Novo. Usará da palavra , fazendo uma alocução histórica, o Exmo. Sr. Dr. Manuel Paulo de Sousa Martins.

O dia 7 foi dedicado à freguesia de  Quinta do Anjo.

Na freguesia de Pinhal Novo as comemorações aconteceram no domingo, 4 de Agosto a partir das 17 horas, com recepção às entidades Oficiais, sendo prestada guarda de honra pelo 3º Terço da Legião Portuguesa. Ás 17,30 houve a inauguração de duas Escolas Oficiais e de um troço de estrada macadamizada.
Foi feito o lançamento da primeira pedra para o bairro Santos Jorge. Às 18,30 teve lugar uma sessão solene alusiva ao acto e as comemorações oficiais em Pinhal Novo foram encerradas com um concerto pela banda da Sociedade Filarmónica e arraial popular.
Eram responsáveis pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo:
José Augusto da Costa Xavier - Presidente. José Augusto Baltazar Parreira -tesoureiro e Joaquim Jorge Esteves Patuleia - Secretário. O Regedor era Manuel da Costa Alegria.

No discurso de encerramento das Festas do Duplo Centenário  proferido  em 2 de Dezembro de 1940 na Câmara Municipal, o doutor Sousa Martins deu relevo ao seu pouco valor para tão alto cargo!

(...) "Contudo a comissão a que eu presidi fez a diligência para bem servir  e para que dentro do pequeno orçamento de que dispunhamos as nossas festas tivessem o melhor êxito possível.Querendo ser justo e pondo de parte preconceitos de falsa modéstia, temos de reconhecer que pelo menos uma das nossas realizações atingiu um certo nível de brilhantismo, que excedeu toda a expectativa.
Refiro-me à cerimónia do hastear da bandeira da Fundação na torre de menagem do nosso Castelo, no dia 4 de Junho".


12 horas de 4 de Junho de 1940.
Hasteamento da bandeira de D.Afonso Henriques na Torre de Menagem do Castelo de Palmela, no mesmo instante em que o Presidente da República içava idêntica bandeira na torre de Menagem do Castelo de Guimarães.
(Foto inserta em - Imagens de Palmela 1938-1952 por Américo Ribeiro. Colecção Estudos e projectos Municipais. Edição da CMPalmela de Novembro de 2001). 


                                                                       ***
O doutor Manuel Paulo de Sousa Martins, em Lisboa desempenhou o cargo de Inspector da Assistência Social.
Faleceu na sua residência na avenida Almirante Reis em Lisboa,  no dia   4 de Fevereiro de 1952. Tinha 53 anos incompletos.
Existe em Pinhal Novo uma rua com o nome do doutor.



                                                                                            José Manuel Cebola,Outubro de 2014






                                                                                       




Sem comentários:

Enviar um comentário