SEDE SOCIAL DA ACADÉMICA


Associação Académica Pinhalnovense


Neste Mês de Fevereiro de 2016 comemora-se o 15º aniversário da assinatura do Protocolo que permitiu a abertura da actual sede  social da Associação Académica Pinhalnovense.


Os presidentes da Académica e da Câmara Municipal descerram a placa que indica o nome da Associação Académica Pinhalnovense

Na introdução ao Protocolo que assinou com a Académica, a Câmara Municipal deixou escrito que;

 “Actualmente o movimento associativo, pelas importantes funções que desempenha na formação, educação e ocupação dos tempos livres das populações, é merecedora de todos os apoios que lhe possam ser concedidos, pelo que a Câmara Municipal, no âmbito da sua política de apoio ao associativismo, tem vindo a afectar um crescente e diversificado conjunto de bens públicos a estas entidades como contributo para o desenvolvimento das suas actividades e do seu património.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Palmela atenta às aspirações, motivações e necessidades da Associação Académica Pinhalnovense – colectividade cuja presença na vida associativa local se regista desde 10 de Junho de 1956 – entendeu ceder-lhe provisoriamente um espaço municipal com cerca de 70 m2 na Vila de Pinhal Novo, para ser utilizado como sua sede social.
Deste modo, a Câmara Municipal de Palmela e a Associação Académica Pinhalnovense representados, respectivamente, por Carlos Manuel Barateiro de Sousa – Presidente da Câmara e por José Manuel Fernandes de Oliveira Cebola – Presidente da Direcção, celebram entre si o presente Protocolo de Cooperação, subordinado ao clausulado subsequente”.
Da esquerda para a direita; Carlos Sousapresidente da Câmara, António Sousa Presidente da Assembleia Geral e José Manuel Cebola Presidente da Direcção, preparando o documento para assinatura do Protocolo.

E assim aconteceu no dia 24 de Fevereiro de 2001. A partir dessa data até aos dias de hoje as antigas instalações do Pólo da Biblioteca Municipal, em Pinhal Novo, situado nesta vila na rua Infante D. Henrique, número 95-D,  passaram a ser o local que a Académica vem utilizando. 


Desde a primeira reunião (9 de Abril de 1996) em que estiveram presentes; Antonieta Santos, Luís Guerreiro, Alberto Ferro, José António Cabrita e António Sousa, até 12 de Outubro de 2000, altura em que foi recebida da parte da vereadora Adília Candeias
a confirmação da cedência de um espaço para servir de sede à Académica, passaram-se quatro anos e meio, mas mereceu a pena esperar.

Ainda o Protocolo não tinha sido assinado, a Câmara disponibilizou em 27 de Janeiro de 2001  as futuras  instalações para a realização de uma Assembleia-Geral Ordinária, que tratou da  aprovação e relatório de contas da gerência do ano de 2000 e aprovação do plano de actividades não desportivas para o ano de 2001.

Este pequeno apontamento tem a intenção de lembrar a data que foi deveras importante para a Associação Académica. Ao mesmo tempo mostrar que não se enganou quem acreditou na Académica, começando na autarquia e terminando em alguns particulares que connosco estiveram.
Ao enaltecer o trabalho realizado por quem tem estado à frente dos destinos da Académica, seria mais que justo anotar também os atletas que vestem os equipamentos e vão tornando a Associação credora dos maiores elogios 
 dando a conhecer algumas facetas de Pinhal Novo que para muitos dos que por cá vivem são façanhas desconhecidas.
Mas com toda a sinceridade não posso.

Não estou na posse dos nomes de todos os que ao serviço da Associação tem sido grandes atletas da Académica, nas provas em que têm participado.

Campeões em pesca de alto mar, que por tal representaram Portugal em campeonatos do Mundo, campeões em diversas modalidades de atletismo desde os regionais aos nacionais.

Portanto seria difícil mencionar nomes sem cometer algumas falhas. Espero que ficará para outra altura. Talvez… para Junho que vem, por altura do 60º Aniversário.  






Fotos de Abílio Neves                                                                              JoséManuelCebola,Fevereiro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário