JOSÉ VICENTE LOPES DOS SANTOS





José Vicente Lopes dos Santos 
Ferroviário
(1875-1957)


Em 15 Maio de 1931, José Vicente Lopes dirige-se ao presidente da Comissão Concelhia da «União Nacional», dizendo agradecer “a lembrança que tiveram em convidá-lo para presidir aquele organismo”, acrescentando porém, constrangidamente, que não podia aceitar por uma questão de Princípios . 
Nunca fui nem serei filiado político seja em que facção for.     (linha do sul Fev 1990)

Nasceu na Fonte da Vaca no dia 18 de Outubro de 1875. Filho de António Lopes, guarda dos caminhos-de-ferro do sul e de Alexandrina Augusta Lagarto, os quais haviam casado em Palmela a 24 de Novembro de 1858.
Quando José Vicente se aproxima dos quinze anos, seu pai faz um pedido ao director dos caminhos-de-ferro para que o filho seja admitido na Companhia como praticante, na estação de Pinhal Novo.
José Vicente Lopes entra para os caminhos-de-ferro no dia 10 de Setembro de 1889. Cinco anos depois passa a telegrafista, tendo atingido o posto de chefe de 4ª, em 1894.
Em 1905, casou com uma senhora natural de Azeitão, de nome Maria José.
Em 1922, depois da remodelação feita na primeira estação dos caminhos-de-ferro de Pinhal Novo – sei que há quem não aceite este facto da remodelação da estação, mas estou disponível para provar, através de documentação aquilo que afirmo – os cidadãos que moravam na parte sul, se queriam tomar o comboio tinham que vir passar à frente da moagem e depois entrar na passagem de nível, virando à direita e ir até à gare que ficava sensivelmente onde está o antigo depósito da água que nessa época não existia. naquele local.


Então uns quantos habitantes de Pinhal Novo que moravam no lado sul, tentam junto do director dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste que o mesmo autorize a abertura de uma cancela na zona que já referenciámos como sendo próxima do local onde hoje está o depósito da água. 
Encabeça a lista da petição José Vicente Lopes, secundado por Ricardo Lopes Cruz, Casimiro Gonçalves Fulgêncio José Pedro, Jacob dos Santos, Manuel Pires Coelho, Joaquim Maria, Joaquim Jorge, Joaquim Lopes, Bernardo Ramos Gouveia, Luís da Cruz Roque, António Fernandes Belchior, Isidro da Cruz Braço-Forte e Manuel Domingos Macau.
A resposta é negativa, sendo feitos considerandos sobre o funcionamento da cancela o que vai deixar sempre o problema dos habitantes para tomarem o comboio, mesmo já depois de ser instalada a nova  estação nos anos trinta. Chegou até aos nossos dias a 'célebre' passagem que nos levava, nesse tempo sim, a passar ao lado do depósito da água.  
Decisão dos Caminhos-de-Ferro, 
sobre a cancela a sul da estação

José Vicente Lopes acabara de fazer  48 anos de idade, quando pelo decreto de 2 de Dezembro de 1923 é promovido a Inspector Principal da Direcção dos Caminhos-de-Ferro do Sul e Sueste.
Reformou-se no ano seguinte, por incapacidade física. A partir desse momento vai dedicar-se à sua terra. Para além do seu envolvimento no movimento associativo, passará também a desenvolver trabalho valiosíssimo na área autárquica.
Ainda nesse ano de 1924, acompanhado por outros cidadãos, fará parte da comissão criada para a construção do cemitério, que seria inaugurado em 25 de Abril de 1925. 
Em Julho desse ano de1924 foi eleito presidente da Sociedade Filarmónica, cargo que voltará a desempenhar em 1931.

Presidente da Junta de freguesia

Com a criação da Freguesia de Pinhal Novo em 7 de Fevereiro de 1928, José Vicente é escolhido para Presidente da Comissão Administrativa, onde se manterá até Dezembro de 1935.
No início do seu primeiro mandato, consegue que o Oficial do Registo Civil de Palmela, nomeie um funcionário que seja responsável pelo Posto de Registo Civil em Pinhal Novo.
Em ofício com a data de 19 de Maio de 1928, dirigido ao doutor Jaime de Barros, oficial do Registo Civil do concelho de Palmela solicita-se a nomeação do empregado do Registo Civil
"visto que, o Posto foi justificadamente criado e, importa uma das mais velhas aspirações, até certo ponto, uma exigência deste povo".

No dia 17 de Junho de 1928, o funcionário (que era uma senhora) comunica à Junta de Freguesia de Pinhal Novo que havia tomado posse do lugar de ajudante do posto do registo Civil em Pinhal Novo.
Por pouco tempo…
Em 30 de Junho a funcionária do registo civil, 'retirou para o Norte'.

O funcionário destacado para Pinhal Novo por motivos pessoais partiu, mas o serviço continuou a ser desempenhado pela professora Maria Amália e outras vezes pelo próprio José Vicente Lopes.

O tal Posto de Registo Civil que todos continuamos a exigir para Pinhal Novo, já cá esteve instalado!




Em Setembro de 1928, em ofício dirigido à Junta de Freguesia de Palmela foi referido que “estando a fazer absoluta falta, a cobrança da Contribuição paroquial da Casa António dos Santos Jorge, solicita que se pronuncie acerca da nossa proposta, que é na parte rústica, ser um terço para Palmela e dois para Pinhal Novo”. Esta questão foi enviada para a Câmara Municipal de Palmela, órgão considerado competente para se pronunciar. Em acta da Comissão Administrativa Municipal do Concelho de Palmela de 4 de Outubro, a Comissão responde; “que esta Câmara nada tem que ver com esse assunto, entretanto perfilha o critério de que o imposto da referida propriedade devia ser divido em partes iguais entre as duas Juntas”
Na conclusão deste assunto, a Junta de Freguesia de Pinhal Novo, envia à congénere de Palmela um mapa em que mostra que mais de 50% da propriedade em causa, está, segundo os mapas, na Freguesia de Pinhal Novo.
ORIGENS E DESTINOS, a CORRESPONDÊNCIA EXPEDIDA DA JFPN

José Vicente Lopes, em Abril de 1933, intervem junto do Director Geral dos Caminhos de Ferro, reclamando a alteração do traçado previsto para a variante da estrada nacional, construida a propósito das obras da nova estação, com passagem sobre as linhas férreas. O ponto de vista de José Vicente Lopes foi aceite ficando livre e com um formato regular o terreno à volta da capela onde se veio a fixar o largo José Maria dos Santos. 
O projecto inicial, previa que a estrada que saía da ponte, passasse entre a capela e a casa que mais tarde veio a servir de posto da GNR.
(linha do sul Fev 1990)

José Vicente Lopes,faleceria em Lisboa a 15 de Dezembro de 1957.

JoséManuelCebolaOut.2015



Sem comentários:

Enviar um comentário