PINHAL NOVO E OS FERROVIÁRIOS





Núcleo Museológico Ferroviário





No ano de 1997 no período de 17 de Outubro a 16 de Novembro, decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal de Pinhal Novo uma mostra de coleccionismo Ferroviário.






No folheto de introdução à exposição, numa parceria da C.M. Palmela e do Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro com o apoio dos Caminhos de Ferro. E.P., pode ler-se:



"A presença ferroviária no Pinhal Novo - no sentido de uma vasta comunidade de antigos e actuais funcionários dos Caminhos de Ferro no tecido social da vila - é uma evidência tão forte que quase não necessita  de prova científica. Bastará tão somente perguntar a um grupo de alunos de qualquer nível de ensino, qual a profissão dos seus familiares mais próximos. Quase de certeza absoluta que uma grossa maioria responderá:ferroviário ou «trabalha nos comboios».



E se o peso deste grupo sócio-profissional-coeso, combativo e tão empenhado na vivência da sua terra - é uma evidência inciscutível, a importância dos caminhos de ferro na génese e crescimento do Pinhal Novo não o é menos. Autêntica plataforma onde se cruzam acessos ferroviários e rodoviários de importância regional e mesmo internacional .

Foi a constatação desta ligação do passado, do presente e do futuro da vila de Pinhal Novo aos caminhos de ferro que motivou a Câmara Municipal a equacionar, em 1994, a criação de um núcleo museológico do Museu Municipal dedicado à temática ferroviária, valorizando os aspectos humanos (na dimensão individual) e sociológicos na dimensão colectiva) dessa realidade histórica.
De então para cá. desenvolveu-se um profundo trabalho de investigação histórica, recolhendo contributos em diversos investigadores locais e outros(o colóquio realizado em 1995 constituiu a primeira expressão pública desse trabalho), mas também junto dos antigos ferroviários residentes na Vila, que, de forma apaixonada, prestaram depoimentos riquíssimos para a construção da memória colectiva do Pinhal Novo.

É por tudo isto que a Câmara Municipal respondeu afirmativamente ao honroso convite formulado pelo Clube de Entusiastas do Caminho de Ferro para, em conjunto , organizar uma mostra de coleccionismo ferroviário, à qual se poderia associar parte do produto do trabalho de investigação e recolha museológica efectuada técnica e colaboradores do Museu Municipal.
Estou certo de que esta iniciativa trará gratas recordações a todos os que, por profissão ou paixão, nutrem pelo caminho de ferro e pelos comboios um afecto muito especial.
A todos os que ajudaram a organizar esta mostra, os meus agradecimentos".
O Presidente da Câmara
Carlos de Sousa

Depois de tão boas intenções, que calaram fundo nos apaixonados pelos comboios e também nos  que sempre se dedicam a esta terra, seria interessante que alguma informação houvesse sobre tão desejado Núcleo Ferroviário.Daqui a mais alguns meses esta intenção de criação do Núcleo Ferroviário vai fazer 20 anos!  

Foto de Júlio Rei de Margarido

1 comentário:

  1. Se esta intenção se vier a concretizar, espero que seja a tempo de eu poder dar o meu modesto contributo.

    ResponderEliminar