JAYME WALDEMAR FERREIRA FONSECA

Jayme Waldemar Ferreira  Fonseca

Professor primário




 1 de Outubro de 1931.

Dia de começo de um novo ano oficial na escola primária em Pinhal Novo.
Estamos a referir a escola masculina que se situava  na zona sul de Pinhal Novo.
Esse espaço ficou baptizado como «pátio das escolas», sendo também  conhecido como «pátio do Chora».
A escola feminina, por essa época, ficava na rua onde existia a casa do padre, que actualmente tem o topónimo de rua padre José Estevens Dias.
Nesse ano de 1931, para os rapazes que iam frequentar a escola havia uma novidade; ia chegar um novo professor para dar aulas em Pinhal Novo.
O seu nome, Jayme Waldemar Ferreira  Fonseca.
Certamente que para os alunos seria uma curiosidade conhecer aquele professor que se apresentou nessa quinta-feira de Outubro.

O professor Waldemar, nesse primeiro dia,  deu início a um livro de registos, onde pelos tempos adiante iria deixar cópias de muita da  correspondência que seria por si expedida a caminho de outras instâncias, e donde retirámos muita da informação que compõe este apontamento.

Termo de Abertura

“Há-de servir este livro para registar a correspondência expedida desta escola.
Terá as folhas numeradas e rubricadas e o respectivo termo de encerramento”.
Escola Oficial de Pinhal Novo.
Em 1 de Outubro de 1931
O Professor Director
Jayme Waldemar Ferreira Fonseca



     O livro foi inaugurado com uma informação para a Região Escolar.


Ofíc. nº1- “Para os devidos efeitos comunico a V.Exa, que hoje entrei em exercício nesta escola para a  qual fui nomeado por despacho publicado no Diário do Governo  nº 57, 2ª série de 11 de Março de 1931.  
  
Ofíc. nº2- 10 de Outubro – “Para os devidos efeitos levo ao conhecimento de V. Exa. a necessidade urgente de vir ou mandar inspeccionar esta Escola. Os alunos encontram-se muitíssimo atrasados, principalmente a grande maioria da 3ª e 4ª classes, mal sabendo ler aquela, e esta, desconhecendo por completo o programa da 3ª”.


O professor Waldemar quer mesmo participar tudo o que se passa ao director da Região Escolar.Deduzimos que estará acompanhado por outra professora de nome Ester Passos e entre os dois distribuem os alunos e as classes.
Durante todo o tempo em que esteve em Pinhal Novo, (cerca de 10 anos) a sua actuação
pauta-se por fornecer  informação de tudo o que se passa na escola,ao mesmo tempo   que vai recordando ao “chefe” que está fazendo todos os esforços por cumprir com  aquilo que era do interesse superior.

O ano chegou ao fim com mais meia dúzia de ofícios para os serviços de inspecção.

      Como curiosidade, vamos deixar a indicação das profissões dos encarregados de educação dos alunos masculinos e femininos que frequentaram as duas escolas oficiais em Pinhal Novo entre 1923 e 1930, com base nos registos de matrículas que encontrámos.
                                                                 
Profissões dos Encarregados de Educação
Ferroviários ----- 45,45% - 
Proprietários ---- 16% -  Comerciantes ---- 5% 
Não mencionados ---- 7% Outras profissões ---- 26,55% (Alfaiate, pedreiro, sapateiro, polícia, relojoeiro, padeiro, guarda, cabo de cantoneiros, serralheiro, guarda-fios, farmacêutico, funileiro, carpinteiro, carreiro, jornaleiro e trabalhador).

Jayme Waldemar quer ser ajudante do Registo Civil em Pinhal Novo
Surpresa?
Pois saibam que desde meados do ano de   1928 que existia uma dependência do registo Civil de Palmela em Pinhal Novo. O lugar seria apetecível, para juntar ao ordenado de professor.  

Em 14 de Dezembro de 1932, o professor escreve para o Registo Civil de Palmela.

“Para os devidos efeitos levo ao conhecimento de V.Exc., que tendo sido nomeado ajudante do Posto do Registo Civil desta localidade, o sr. José Vicente Lopes dos Santos, eu vou – por me parecer ilegal esta nomeação – reclamar perante o Exc. Senhor Ministro da Justiça em face do parágrafo 1º do art. do decreto nº 12 260”.
*
(Como  é sabido, José Vicente Lopes à data era o presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo)
*
Certamente que o professor não viu a sua reclamação atendida, porque a  21 de Fevereiro de 1933, torna a escrever ao responsável do Registo Civil de Palmela.

“A fim de evitar um mal que inevitavelmente se reflectiria na minha dignidade de cidadão e até, propriamente – o que é mais grave – na minha qualidade de funcionário público, desejava para fins convenientes, que V.Exc., me esclarecesse por meio de ofício; se, a proposta de nomeação para o lugar de ajudante do Posto do Registo Civil desta localidade que, em mim deveria ter recaído, o não foi por motivo de confiança; por quaisquer actos menos dignos que V.Ecx. conheça por eu ter praticado na minha vida pretérita ou presente e me possam deslustrar de maneira a não poder, com aquele prestígio, desempenhar o referido lugar; e, finalmente, se pelo conhecimento pessoal que V. Exc. tem de mim, me julga destituído de competência e de idoneidade moral”.

O homem está afincadamente a tratar de ser ajudante do Registo Civil em Pinhal Novo e não esquece o presidente da Junta de Freguesia.

Queixa-se do presidente da Junta de Pinhal Novo à Inspecção Escolar

Em 17 de Outubro de 1933, queixa-se à Inspecção Escolar, informando que a falta dos cadernos de recenseamento escolar de todos os núcleos da freguesia, referentes aos anos de 1921 a 1925, são da inteira responsabilidade do presidente da Junta de Freguesia.

A Freguesia de Pinhal Novo  foi criada em Fevereiro de 1928!

Ofí. nº5 de 2 de Dezembro de 1933-   "Para os devidos efeitos levo ao conhecimento de V.Exc. que no dia 1 de Dezembro p.p. pelas 10 horas, em conformidade com as instruções recebidas pelo Delegado de V.Exc. neste concelho, fiz na sede desta Escola, por ser mais ampla para o acto, uma prelecção alusiva ao 293º aniversário da restauração de Portugal, com a assistência dos meus alunos, das alunas da Escola do sector feminino e da sua Exma. Professora.

Até que, em 5 de Dezembro de 1934, renasce a esperança na ambição do professor 

Ofíc. nº5 - de 5 de Dezembro de 1934, para Registo Civil de Palmela.
 “Tendo conhecimento de que brevemente se retira para Beja, onde irá fixar residência, o senhor José Vicente Lopes,ajudante do Posto do Registo Civil desta localidade, comunico a V. Exc., que aceito o referido cargo ao abrigo das disposições legais.”

 O professor ficou como ajudante do posto do Registo Civil


Ofíc. nº5 - de 1 de Março de 1937, para Direcção Escolar.
"A fim de poder ir a Palmela, á Conservatória do Registo Civil, prestar as contas deste Posto, solicito a V.Exca. a fineza de me relevar ao abrigo das disposições legais, a falta que amanhã dia 2 do corrente sou obrigado a dar".

Eleições Presidenciais

Em Fevereiro do ano de 1935, vão haver eleições para a Presidência da República e o professor Waldemar encarrega-se de tratar localmente do assunto e disso dá conhecimento à Inspecção Escolar.

Ofíc. nº10 - de 15 de Fevereiro de 1935. "Para os devidos efeitos levo ao conhecimento de V. Exc. que ontem pelas 21 horas, realizei na sede desta Escola, perante numerosa assistência , uma sessão pública de propaganda eleitoral em conformidade com as instruções recebidas de V. Exc.. Depois de explicar prèviamente as vantagens do acto a realizar no próximo dia 17 do corrente, exortei os eleitores ao cumprimento desse dever cívico e a reeleger quem, com tanto zêlo, abnegação, patriotismo e inteligência, durante mais de oito anos decisivos zelou pelo interesse da Nação, o Venerando Chefe de Estado".

Esta sessão de propaganda levada a cabo pelo professor Waldemar, tinha por finalidade a eleição para a Presidência da República, do candidato único, Óscar Carmona. No próprio dia das eleições, o «Diário de Notícias» dá esta notícia;
" A reeleição do sr. General Carmona que se realiza hoje em todo o país é já um facto no coração dos portugueses"(...)

Um Crucifixo

Ofíc. nº4 - de 15 de Novembro de 1937. "Para os devidos efeitos levo ao conhecimento de V. Exca. que inaugurei hoje o Crucifixo nesta Escola. Assistiram ao acto, além dos meus alunos, as autoridades locais e algum povo, bem como o Padre Francisco Emílio que dissertou sobre o Crucificado"
Inauguração da luz eléctrica

Ofic. nº7 - de 10 de Maio de 1938. "Realizando-se a inauguração da luz eléctrica, nesta freguesia no próximo dia 8 de Maio, pede-me a Comissão das Festas e entidades oficiais, que solicite de V.Exc. a fineza e necessária autorização, para que as crianças das Escolas se incorporem no cortejo de recepção a Sua Excelência o Senhor Governador Civil que para esse fim deve chegar a esta localidade no fim do dia pelas 21 horas"(...).

Dirigente na SFUA

Em Dezembro de 1931, acabado de chegar a Pinhal Novo o professor foi eleito para Presidente da Direcção da SFUA  para o ano de 1932. Em 1934, até Abril é Presidente da Direcção. Em Abril desse ano há novas eleições e passa o professor a ser Vice-Presidente da Assembleia Geral .Na Gerência de 1935 será o Presidente da Assembleia Geral. No ano de 1936 pertence ao Conselho Fiscal. No ano de 1937 faz parte de uma Comissão Administrativa e em 1938 e 1939 voltará a ser Presidente da Assembleia -Geral. Em 1940 e 1941 tornará ao cargo de Presidente da Direcção da SFUA.
 Em 1936 ligou-se à secção de teatro e em 1942 já não faz parte da listagem de sócios.

Estica Borregos


Tendo tido oportunidade de falar com alguns cidadãos de Pinhal Novo que foram alunos deste professor Waldemar, todos me foram contando que o dito dava pancadaria a torto e a direito. Pela maneira como castigava os alunos, foi-se enraizando o apelido do professor a quem passaram a referenciar por «Estica Borregos».
Podemos citar três alunos que fazem parte da foto abaixo (Jorge Roque,Rafael Rodrigues e Carlos Alberto da Silva) que em 1937 aparecem numa foto escolar do Instituto dos Ferroviários do Barreiro, porque os pais os mudaram de escola, "fugindo" assim ás  intervenções "correctivas" do professor Waldemar.

Foto do ano lectivo de 1934-1935. O professor Jayme Waldemar com 50 alunos das diversas classes, na escola do «pátio do Chora».
Alguns destes alunos podem ser identificados.Aliás, a data da foto foi alcançada da seguinte maneira:
Na 2ª fila, à direita do professor, o 4º aluno de nome João Armando Mourato, entrou para a 1ª classe em 1934/35.
Na fila logo atrás, a contar do professor e à sua direita,o 2º aluno (com um pulover de duas cores) Manuel Monteiro Feijão saíu com a 4ª classe feita em 1934/35.


*
A última referência anotada no livro de correspondência e assinada pelo professor Jayme Waldemar, data de 21 de Junho de 1942 .
Em 1 de Outubro de 1942, apresenta-se  a professora  dona Avelina Pires Correia Leitão, que vem substituir o professor Waldemar. Nessa data, também entra ao serviço na mesma escola a professora dona Maria da Silva Munhoz,

José Manuel Cebola,Dezembro de 2014


Sem comentários:

Enviar um comentário