ORIGENS E DESTINOS


ORIGENS E DESTINOS

O primeiro volume da colecção com o título;
 "As transformações do povoamento e das culturas na área de Pinhal Novo", da autoria de Orlando Ribeiro e João Ribeiro Lisboa, coincidiu com as comemorações do 70º aniversário da criação da freguesia de Pinhal Novo.

Aníbal de Sousa na apresentação da colecção , em duas palavras,
diz-nos dos seus desejos sobre um projecto que aspira se torne realidade, mas que também está convicto que se não existirem apoios e parcerias, a coisa não vingará.
Passados alguns anos podemos perguntar pela colecção que começou a ser editada em 1998 e que foi até 2009, com a publicação de dez temas.

“Esta colecção, ORIGENS E DESTINOS assenta numa aposta apaixonada de pinhalnovenses vários que mereceu o apoio, não menos apaixonado, do Dr. Álvaro Amaro, Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo e de todo o Executivo dessa autarquia.

O primeiro número desta colecção pretende homenagear a memória do grande geógrafo Orlando Ribeiro, falecido em 17/11/1997. Pretende ainda, associar a essa homenagem a figura do Dr. João Ribeiro Lisboa que com o falecido Mestre, apresentou ao Congresso Internacional de Geografia realizado em Lisboa em 1949, a comunicação que aqui se reedita.

O seu lançamento coincide também com as comemorações do 70º aniversário da criação da Freguesia de Pinhal Novo e com o 10º da elevação deste sítio à dignidade de vila.

Apresenta-se o texto concebido pelos autores em língua francesa e uma versão em língua portuguesa que a Professora Doutora Suzanne, numa gentileza sem preço, produziu especialmente para esta edição.

Origens e Destinos aspira à publicação de um ou dois títulos por ano. Para isso, porém, será necessário reunir aos da Junta de Freguesia de Pinhal Novo outros apoios e parcerias.

O tema é óbvio e fascinante: as origens e destinos destas gentes. Os objectivos são essenciais e urgentes: a publicação de trabalhos que circulam restritamente, ou jazem, avulsos e dispersos, no mais vil esquecimento, sendo, contudo, contributos sérios e válidos para a valorização da base cultural de Pinhal Novo. A colecção deverá, também, estimular a produção de textos que caibam nesses parâmetros.

Pensa-se em estudantes e professores, em estudiosos e eruditos, mas pensa-se, sobretudo, na gente comum que se interroga sobre as suas origens e sobre os seus destinos.
O futuro dirá se o pensamento foi bom e se as acções foram dignas".


O Pensamento foi bom. As acções tiveram dignidade até ao momento da última edição.
A partir dessa altura nada mais existiu, apesar de ‘todos’ anteverem que a ‘vontade’ para continuar a editar de acordo com as aspirações do Director da colecção era nula. Ainda houve uma reunião em que se acordaram alguns projectos que começavam com a reposição dos números já editados e que se encontravam esgotados. Estou a recordar esta situação porque estive a reler o nº1 da Colecção ORIGENS E DESTINOS e senti vontade de mencionar a interrogação que o director da colecção colocou no último parágrafo da apresentação da colecção.

O Futuro dirá se o pensamento foi bom e se as acções foram dignas.

Não mais se soube o que acontecia. É evidente que neste momento podemos imaginar tudo, desde falta de autores até à escassez de verbas e sem dúvida uma grande falta  de vontade.

Colecção ORIGENS E DESTINOS -   O Editado
1 -As transformações do povoamento e das culturas na área de Pinhal Novo. 2 - Entre a Gândara e a Terra Galega. 3 - JOSÉ MARIA DOS SANTOS. E antes de "grande agricultor". 4 - CÍRIOS DE CARAMELOS.
5 - A Correspodência expedida da Junta de Freguesia de Pinhal Novo. 6 - Encontro de poetas populares de Pinhal Novo. 7 - Poetas Populares -Pinhal Novo 2003. 8 - Rio Frio, retrato de uma grande casa agrícola. 9 - Capela de São José de Pinhal Novo. 10 - PINHAL NOVO: movimentos migratórios dos"caramelos", povoamento e construção de uma identidade cultural.

***



Certamente muitos já tomaram contacto com um livro de nome «A PIDE em Pinhal Novo  Para que a memória não esmoreça», lançado em Novembro de 2017 da autoria de José António Cabrita e em boa hora editado na colecção «ESTUDOS LOCAIS» pela Câmara Municipal de Palmela.
Um livro com 192 páginas, formato A4, que recorda a todos os pinhalnovenses tempos passados com as vicissitudes que muitos suportaram para conseguirem sobreviver com dignidade no ambiente adverso que diariamente enfrentavam. 
Acho o livro fantástico. Pela maneira natural como o autor faz com que estejamos a 'ver',algumas das cenas contadas, o grafismo ,a foto de capa com o "rápido" com sinal aberto para seguir a caminho do Algarve numa manhã de nevoeiro.Óptimo.

Um lamento;
Se acaso ainda existisse  «ORIGENS E DESTINOS», que local excelente para a publicação deste livro! 
O melhor é mesmo ler.

Da contra-capa do livro,«A PIDE em Pinhal Novo Para que a memória não esmoreça»

“Esta é uma história de casos de prisões pela PIDE, entre 1936 e1967. Talvez não seja ousadia considerar que algum tempo depois desta última data, como resposta a estes actos soezes, muita gente, em Pinhal Novo ancorada na Comissão Democrática Eleitoral, a que todos chamavam CDE, quis mostrar como este sítio era lugar de luta intensa contra a opressão fascista, derrotando o partido do regime, a União Nacional, em Outubro de 1969. Talvez as histórias que estão neste livro, consigam ser igualmente, pedaços da história de Pinhal Novo. Afinal um desfiar de coisas de que se faz o nosso 
sítio”.    


                                                                                                                                JosemanuelcebolaMarço2018

Sem comentários:

Enviar um comentário