MANUEL OLIVEIRA - Treinador de Futebol



Um dos treinadores mais 'incomodativos' que militou no futebol português.

"Manuel Oliveira, o jogador de futebol de fino trato com a bola, de boa técnica, de sabedoria aprimorada, de entrega total à sua equipa, de espírito de grupo e, sobretudo, de antes quebrar que torcer que eu bem te conheço!  Apanágio afinal, das gentes da margem Sul, do Pinhal Novo, que é zona de boa colheita de homens do futebol.
Manuel Oliveira, treinador de sabedoria e táctica, com artimanhas de Herrera, como se dizia ao tempo, fazedor de equipas e salvador de muitas outras, homem de ideais, capaz de dar uma mão cheia de tudo para receber duas cheias de nada, que ainda é o que se vê neste amargo e injusto futebol português".   (Fernando Correia, jornalista)





 Nunca abdicou de pensar pela sua cabeça, defendendo as suas ideias, princípios e valores, sem nunca se avassalar ou vender aos senhores da bola ou indisciplina dos seus comandados. Jamais menosprezou os princípios da seriedade, dignidade e respeito pelo seu semelhante.
Manuel Oliveira Santos, nasceu na aldeia de Pinhal Novo, corria o ano de 1932 era domingo 29 de Maio.Foi o filho mais novo do casal Augusto Cardoso dos Santos e Deolinda de Oliveira. Passou a sua juventude em Pinhal Novo, fazendo o percurso normal para os miúdos daqueles tempos. Brincar na rua, jogar ao pião, subir ás árvores, jogar à bola.  O tempo de frequentar a escola chegou em 1939 e fez a 4ª classe em Julho de 1943. Seguiu-se o Curso Industrial na Escola Fonseca Benevides. Estava na forja a formação de mais um metalúrgico, um electricista ou Engenheiro Técnico. 
Entretanto o pontapé na bola já ia criando alguma habituação.Nesses tempos era normal que os jovens, porque não tinham "entrada" com facilidade na equipa dos mais velhos,organizassem clubes de futebol, tudo muito em cima do joelho, mas que servia para a habituação. Experimentou uma curta passagem pelo Barreirense no escalão juvenil. Aqui pelo Pinhal Novo, ia fazendo uma perninha num ou outro clube dos que apareciam.
Um dia, um desses clubes, conseguiu aprazar um jogo de treino com os Júniores do Sporting em Lisboa. O treinador do Sporting, Fernando Vaz, ficou bem impressionado com o moço que se bateu como um leão, apresentando argumentos suficientes para que fosse convidado a ingressar nos Júniores do Sporting. Manuel Oliveira, conta que por essa altura havia um grande jogador que admirava e tentava imitar, Carlos Canário. Depois de dois anos na equipa de Júniores, deu-se a promoção aos Seniores como consequência natural da qualidade demonstrada nos Júniores. Jogou pela 1ª vez pelos séniores, em Alvalade num jogo particular com o Barreirense. A estreia oficial ocorreu em Évora contra o Lusitano. A partir desse jogo foi suplente crónico. Vivia-se a era dos "cinco violinos". 
O «Jornal do Sporting» analisava o desempenho de Manuel Oliveira  na Taça Ricardo Ornelas da seguinte maneira; 

 " A actuação de Manuel Oliveira, 
fez-nos lembrar o estilo de Carlos Canário, cem por cento enérgico  a escamotear a bola dos pés dos adversários, especialidade que hoje é preterida, por outros processos menos brilhantes. Fazemos votos para que Manuel Oliveira persista com vontade  no aperfeiçoamento das suas faculdades de jogador porque está na idade em que se adquire a classe que vem com o princípio da maturidade".                                         Em 1955, apesar de reservista no Sporting integrou a Selecção Militar. Em 1956 ao abrigo do acordo  da transferência de Germano para o Sporting, que não se efectivou, porque entretanto Germano adoeceu e o Sporting deixou de estar interessado no jogador, (que mais tarde ingressaria no Benfica)  Manuel Oliveira seria emprestado ao Atlético por uma época.            Depois de terminada a época no Atlético Clube de Portugal, Manuel Oliveira entrou como jogador no Grupo Desportivo da CUF do Barreiro, na época seguinte,1957/58. Foi titular e capitão até á nona jornada da época de 1962/63, altura em que assumiu o comando, substituindo Anselmo Pisa.
Iniciou nessa época um fabulosa carreira como Treinador de futebol que se prolongou por cerca de 40 anos.

Selecção Nacional Militar no ano de 1955. Estádio das Antas. 
                                                                                                
 Em cima; Galaz, Vital, Germano, Manuel Oliveira, Falé e Barbosa. 
 Em baixo; Hernâni, Faia, André, Coluna e José Pedro.  

Portugal 6
Turquia  2

Manuel Oliveira, tem como habilitações em futebol; o Curso Nacional dos Treinadores de Futebol Profissional de 1962, o Curso de Formação de Treinadores de Futebol dirigido pelo alemão Helmut Schón. Docente na formação técnico/táctica dos treinadores portugueses desde 1963, no Conselho de Treinadores para o processo de Formação da FPF em 1983, prelector e responsável de técnico/táctica dos Cursos de Treinadores de Futebol do I  ao IV nível, director pedagógico e prelector dos Cursos de Futebol da Associação de Futebol de Setúbal. 
Comentador desportivo na rádio e na televisão.

Treinou os clubes: - Fafe, Sanjoanense, Benfica do Huambo, Os Belenenses, Desp. de Beja, Desp.Montijo, Nacional da Madeira, Sport Marítimo, Barreirense, Gondomar, Desportivo da CUF, Guiné-Bissau (Selecção), Imortal de Albufeira, Leixões, Louletano, Lusitano Évora, Lusitanos de Saint-Mauor (França), Portimonense, Beira-Mar, Sport de Vila Real, União Sintrense, Sporting de Espinho, Sporting Farense, Sporting Olhanense, União de Leiria, Varzim e Vitória de Setúbal.

José Manuel Cebola, Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário