HENRIQUE DOMINGOS MARGARIDO

Henrique Domingos Margarido

8.Out.1899 – 30.Jul.1955


Henrique Margarido nasceu em Vale da Vila, no dia 8 de Outubro de 1899, sendo filho de Joaquim Domingos Margarido e de Mariana Rosa.
Seu pai, Joaquim Margarido desempenhava a função de ‘guarda campestre’ e tinha como trabalho, vigiar a propriedade de José Maria dos Santos, entre Lagoa da Palha e Valdera. (Joaquim Margarido, foi o homem a quem foi atribuída a culpa do incêndio que destruiu o ‘palácio’ da Lagoa da Palha).
Henrique Margarido empregou-se nos Caminhos-de-ferro, tendo sido Ferroviário até ao fim da sua vida.
Por volta do final da primeira década do século XX, começou a praticar o jogo do pau (1918).

O Jogo do Pau, é uma arte marcial tradicional portuguesa, com origens no norte do país. Teve grande desenvolvimento através do Ateneu Comercial de Lisboa que cedo inscreveu esta modalidade nas suas práticas desportivas.(O Ateneu, foi fundado em 1880)

Foto da Revista ELOassociativo. Maio de 1997
Aqui pelo nosso sítio a modalidade virá a ter grande destaque. Lembremos que o primeiro clube desportivo fundado em Pinhal Novo em 1910, incluía nos seus estatutos a modalidade de Jogo do Pau, a que vulgarmente davam o nome de Esgrima. Com o decorrer do tempo, Henrique Margarido foi ficando um exímio praticante. 
Casou em 30 de Novembro de 1922 com Teresa Ribeiro.
A sua segunda filha, senhora Zulmira, contou-nos que;
“os circos que vinham até Pinhal Novo, tentavam que Henrique Margarido actuasse como jogador de pau, dando assim garantia de ‘casa’ cheia, tal era o prestígio do jogador que era anunciado como professor”.
Podemos garantir que realmente assim era tratado este praticante. Uma foto que possuímos alusiva a um espectáculo levado a cabo pelo Ginásio Clube Português em 30 de Agosto de 1931 tem escrito no seu verso, …”Artur Madeira da Silva Portel, contabilista, discípulo do Sr. Margarido do Pinhal Novo, conceituado professor do jogo do pau”.

Henrique Margarido, fez parte dos corpos directivos do União Foot-Ball Pinhalnovense por altura de 1925/26 quando o União disputou o campeonato da Liga de Foot-Ball de Setúbal.Em 1938 deixou de praticar a modalidade. Alguns dos seus discípulos como; Silvino Melro, António Costa, João Estaliano, Joaquim Balseiro e outros, continuaram a espalhar pelo nosso sítio a arte da Esgrima

Existe uma rua em Pinhal Novo  a perpectuar o nome do ferroviário e jogador de pau.




Nesta foto  o elemento menos alto será o discípulo de Henrique Margarido, o senhor Artur Portel.
                                                                                                                    JoséManuelCebola,Abril de 2016  

1 comentário:

  1. É sempre bom saber e ter conhecimento de quem passou por estas terras e o que nos deixou.

    ResponderEliminar