domingo, 9 de março de 2014

Objectivo

                  




Vista aérea da parte norte de Pinhal Novo,nos finais da década de 60 do século XX

1 - Estação dos caminhos de ferro inaugurada em  finais dos anos 30 do século XX,desactivada.
2 -Capela de São José onde a primeira missa aconteceu a 2 Fevereiro de 1874, e antigo largo onde se realizava o  mercado mensal desde 8 de Maio de 1875.
3 - Casa onde viviam os padres a partir de 
meados da década de 1920. 
4 -Primeira escola oficial de Pinhal Novo, Outubro de 1891
5 - Antigo mercado municipal inaugurado em 1950. 6 - Loja de ferrador. 7 - Pinheirinhos. 8- Localização da actual Praça da Independência, onde se encontram instalados; a biblioteca, mercado municipal , correios e loja do cidadão.
9 -Escola primária inaugurada em 1952. 10 - Antiga sede da Junta de Freguesia. entretanto remodelada.     


**

Esta folha que agora inicio, tem por finalidade relatar factos passados  as mais das vezes
devidamente comprovados, que darão a conhecer realidades de várias épocas as quais foram criando este nosso sítio.Também terão aqui lugar,  figuras que do meu ponto de vista, serviram para ir dando a esta nossa terra um rumo que a pudesse alcandorar a dias sempre melhores para quem deles pôde desfrutar.
Alguns acontecimentos, possivelmente já serão conhecidos de muitos cidadãos,  outros, são realidades que irão ajudar aqueles que menos familiarizados estiveram com este nosso sítio, a ficarem com uma ideia mais próxima da história desta terra que os viu nascer, ou que adoptaram como sua.

4 comentários:

  1. Caro José Cebola,

    Considero que a perspectiva aérea Pinhal Novo apresentada nesta fotografia é muito relevante porque evidencia o desenvolvimento urbanístico que começou a ter lugar da zona norte do Pinhal Novo, na época referida no texto.
    Por outro lado, apresenta edifícios que são marcos de referência para a história e a para a vida da comunidade desta Vila, tais como a Igreja Paroquial,a Estação do Caminho de Ferrro, a Praça, a Escola Oficial, entre outros.
    Neste sentido e tendo em conta que nem todos os visitantes do blogue conseguirão identificar os referidos edifícios ou lugares venho sugerir-te que cries uma legenda na fotografia a fim de melhorar a sua compreensão.

    Um abraço

    Raul Bernardo Mourato Ramos Gouveia

    ResponderEliminar
  2. Sr. José Cebola,

    Parabéns pela divulgação das origens históricas do Pinhal Novo! A nossa terra merece! Votos de continuação do bom trabalho!

    Célia Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na realidade a nossa terra merece que se conheçam as suas origens históricas.
      Grato pelo seu incentivo.

      Eliminar
  3. Que pena só hoje ter descoberto este seu interessante blog! A minha filha fez um trabalho sobre a estação ferroviária do Pinhal Novo e a informação que aqui encontrei está muito mais completa do que a que encontramos noutras fontes...
    Continuação de um excelente trabalho!

    ResponderEliminar